PRIMAVERA





Conhecida como Bougainvíllea, pertencente ao gênero botânico das Nyctaginaceae. São nativas da América do Sul e são plantas angiospermas, popularmente chamada de primavera, mais que também recebem outros nomes: três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, roseiro, roseta, riso, etc...

Encontradas em diversas cores: Branca, Roxa, Rosa Claro, Vermelha, Amarela, Laranja, sendo encontradas também em duas cores. Por ser um arbusto de fácil cultivo são ótimas para serem cultivadas como bonsai, suas folhas coloridas são bem resistentes permanecendo por vários dias até secar. 

A beleza dessa planta colorida esta no acumulo dos buquês das flores, e que (não são propriamente flores), são brácteas ou seja são folhas que protegem a inflorescência ou as flores em desenvolvimento, na verdade as flores são as minusculas amareladas localizadas no centro dessas folhas coloridas tendo como resultado uma aparência exótica. 

Uma espécie rústica, que não exige muitos cuidados, são também muito utilizadas em varandas e cultivadas próximo a muros, de modo que, seus galhos servem como extensor do muro, dando uma segurança a mais contra possíveis intrusos, pois seus galhos são cheios de espinhos.




MALVAVISCOS





Com nome científico de Malvaviscos Arboreus pertence à família das Malvaceae é conhecida popularmente por Malvavisco e hibisco-colibri, esta planta é encontrada no México e na América do Sul ela tem um ciclo de vida Perene, ou seja, tem um ciclo de vida longa, como se trata de uma espécie Tropical e Subtropical, podendo ser cultivada ao pleno sol e a Meia-sombra com regas regulares entre 2 a 3 vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido porem sem deixa-lo encharcado, sua floração ocorre por todo ano, o  interessante é que as flores não abrem permanecendo sempre fechadas.

O malvavisco é uma planta rustica lenhosa, utilizada no paisagismo na maioria das vezes na criação de cerca-viva, a escolha desta especie acontece pelo fato de ter seu valor baixo e por ter um crescimento acelerado.

É uma planta que armazena néctar em suas flores, para ter acesso ao néctar devemos retirar a luva de sustentação das pétalas e em seguida podemos sugar e saborear. Já os beija-flores perfuram a coroa ou (luva), para obterem acesso ao néctar o que atrai também as abelhas. 



Esta planta também dar frutos o qual raramente são vistos devido ao nosso clima tropical, no México é conhecida como “manzanilha” e em inglês por “mexican apple”. Esse fruto também é comestível, porem a planta só dará frutos nos locais mais frios, como nunca vimos, mas dizem que se parece com uma maçã. 

As folhas recém-brotadas, também podem ser consumidas em saladas, ou refogadas. Conforme as folhas vão envelhecendo vai perdendo seus valores nutricionais. O Malvavisco é rico em vitamina B7, que também é responsável pela produção da acetilcolina. Essa substância age como um neurotransmissor ajudando no melhoramento da memória e da concentração.


HIBISCOS ORNAMENTAIS


O Hibisco que é popularmente conhecido como papoula, tem suas origens na asia e é um arbusto que contém espécies diversificadas nas cores e nas formas das flores, as folhas desta planta variam do verde claro ao verde escuro, porem existem algumas espécies que tem as folhas mescladas ( são as especies Variegadas, a variegação nada mais é do que a presença de áreas com coloração diferente nas folhas, algumas vezes encontramos essa característica nos caules).   A mesclagem das folhas podem ser encontradas em especies com a coloração entre o verde e branco e outras com verde, branco e rosa, o que acontece é que a falta de clorofila causa a variegação, mostrando áreas esbranquiçadas nas folhas. É uma planta que contem cerca de 300 espécies pertencentes a família das Malvaceae. Esta planta pode atingir uma altura de até quatro metros (dependendo claro do modo que esta sendo cultivado), está ai mais uma espécie de arbusto que podemos cultivar para fins de cerca viva, mas também podemos planta-lo em vaso, opção escolhida para cultivo na laje, outra forma que podemos optar para plantar e que é bem refinada, é ter esta espécie em casa sendo cultivada como bonsai o que terá que dar uma atenção maior pois ela precisará de cuidados como podas e aplicação de adubos próprio para a espécie cultivada.  
Se plantada em solo firme ou em vaso o ideal é que esteja posicionada em um local que receba sol pleno ou meia sombra, pois é uma planta que não tolera baixas temperaturas.
Para conseguir outros pés a partir dos que você tem em casa é só aproveitar as podas, (galhos que você corta afim de obter o controle do tamanho do arbusto), então esses galhos que iriam ser descartados poderão virar novas mudas, para que isso aconteça, o galho ou (estaquia) devera ser cortado na diagonal, também  deve-se tirar uma boa quantidade das folhas do galho a ser plantado, feito isso o galho concentrará  uma boa quantidade da seiva que resta no galho, o que facilitara no enraizamento, fazendo isso plante-o em um vaso com terra adubada e espere os brotos surgirem, (sem esquecer de regar claro). O ideal é que a poda  aconteça quando a planta estiver sem floração. podendo ser adubada com adubo orgânico composto por (restos de folhas cascas de verduras e frutas processadas por minhocas) ou utilizar o NPK 04-14-08, mas é uma planta que  tolera terrenos arenosos. O interessante desta planta é que existe uma grande variedade com flores exuberantes. A planta floresce o ano todo, na nossa laje as espécies que temos é o Hibisco amarelo, vermelho, branco e o Hibisco duplo, mais o que nos chama mais atenção e o fato de que estas flores alem de atrair os olhares atrai também varias borboletas. 




A flor do hibisco ornamental é muito usada no desenvolvimento de estampas para tecidos e muito utilizada pelos surfistas do mundo todo. Afinal quem nunca viu essas flores em camisas, chinelos nas pranchas de surf, dentre outras aplicações. 


 LANTANA CAMBARÁ - L


conhecida popularmente como Cambará, trata-se de um arbusto que da muitas flores, por isso muitos optam por cultivá-las ornamentalmente. sua  inflorescência é composta por numerosas flores que formam mini-buquês com as mais variadas cores, com variações entre o rosa, laranja, amarelo, vermelho, branco e lilás, podemos encontrar essas cores separadas ou na forma original na qual podemos observar em sua inflorescência, um agrupamento de flores com cores diferenciadas na mesma ramificação. É excelente para a formação de plantio maciços ( plantio de um grande número de unidades da mesma especie plantada em um mesmo espaço)e bordaduras (maneira de plantio utilizado para delimitar os canteiros do jardim). As folhas são pilosas (peludas) com ramificações flexíveis ou eretos. As partes utilizadas para fazer o chá são os talos e folhas


INDICAÇÃO:  O chá de Cambará é usado como expectorante, no tratamento de tosses, resfriados, gripes, bronquites e asmas (infecções e alergias respiratórias).

COMO SE FAZ O CHÁ: Coloque em infusão ou seja (coloque a substância aromática na água quente ou fervente).
 em um litro de água fervente, 1 colher de sopa da erva Cambara, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos ou até esfriar. Com o cha morno ou frio, tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.  



FEIJÃO-BORBOLETA



     Em umas das idas ao IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) para comprar adubo vi uma flor azul que se estendia pelo chão, logo perguntei ao funcionário que planta era aquela, porem, sem muitas informações ele disse que era um mato brabo (quis dizer erva daninha) planta que nasce espontaneamente em locais indesejados, logo disse que queria um pé pois achei linda a trepadeira com flores azuis e que até então também  não sabia suas qualidades. 


         De cor azul e rica em antocianina é uma substancia também encontrada nas uvas roxas e é antioxidante. Essas flores são comestíveis e com elas podemos colorir massas, pigmentar recheios de bolo ou até tomar o chá  das flores que deixará a água azul  e com sabor neutro, porem,  se adicionar umas gotas de limão ele ficará roxo, também é afrodisíaca.



         Conhecida popularmente por: ervilha-borboleta, ismênia, palheteira ou cunhã e em inglês, butterfly pea. A Clitoria ternatea é originária da Ásia tropical e é da mesma família do feijão e da ervilha, hoje podem ser encontradas na América do Sul e Central, China, Índia e Sudeste Asiático. 
         Na fitoterapia a infusão das flores é hepatoprotetora e antidiabética o suco das flores é usado tradicionalmente na medicina aiurvédica como cura para picadas de insetos e doenças na pele, costumo dizer que o azul produzido por esta planta é tão intenso que suas propriedades medicinais serve para curar da ponta do dedo do pé ate o fio de cabelo, falo isso por ter benefícios muito extenso.

Infusão: Para extrair o pigmento, acrescente flores secas em quantidade desejável, pois quanto mais flores adicionar mais azul intenso ficará.  para o chá, 1 colher (sopa) de flores secas para meio litro de água. 
As flores frescas também poderão ser adicionadas inteiras em saladas.























Nenhum comentário:

Postar um comentário