CIRIGUELA


     
                                               


Doce e suculenta dos tipos de frutas que ao saboreá seu cérebro automaticamente passa a informação de que você tem que consumir mais e mais. A Ciriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 9 metros de altura se plantada em solo firme, mais como estamos falando do jardim na laje, podemos firmar que o nosso pé de Ciriguela plantado em vaso possui hoje galhos que medem 4 metros altura totalizando 6 metros de diâmetro (copa).






Os frutos no processo de amadurecimento passa do verde para o alaranjado chegando ao tom avermelhado indicando que a fruta esta propicia para o consumo . Sua poupa em tom amarelado envolta de uma semente do tamanho de uma azeitona, tem sabor doce e possui um leve toque de acidez é aromática e suculenta. Da família das anacardiáceas e encontrada em locais de clima tropical e subtropical, tendo suas origens na América Central, América do Sul. No brasil podemos encontrá-la no nordeste e em outros estados, sendo consumida in natura ou como suco, sorvete, geleia, drink, etc. É uma fruta rica em carboidrato, cálcio, fósforo e ferro, possui também, vitaminas A, B e C. É eficaz no combate da anemia, devolvendo ao corpo energia através das vitaminas e minerais. Esta fruta também é muito atrativa para algumas espécies silvestres, passarinhos, lagartos (lagartixa-doméstica-tropical), dentre outros.

                                                           

Com o nome cientifico de (Spondias purpurea) e também conhecida popularmente como Seriguela, Siriguela, Ciriguela, Ciruela, Ambu, Ambuzeiro, Ameixa-da-espanha, Cajá-vermelho, Ciroela, Imbu, Imbuzeiro, etc... Também é encontrada no sudeste da Ásia sendo cultivada exclusivamente sem semente. Uma característica desta especie é que suas folhas caem totalmente mais por um curto período o que da uma aparência de que a arvore esta morrendo, mas como num passe de magica surge novas folhas trazendo a beleza para seus frágeis galhos. A ciriguela é uma especie de planta que pode ser multiplicada de duas formas, pelo plantio das sementes ou por estaquia dos ramos, preferencialmente a multiplicação pelos galhos é mais rápida sem contar que os mesmos no período de frutificação também darão frutos. Podendo ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário