Tudo começou com a desativação do criatório de diamantes gould ativo desde (1983 a 2009), localizado no jardim do 1º piso e que fica na frente da casa. Como decidimos por tirar também algumas plantas, foi aí que surgiu a pergunta, porque não fazer um pequeno jardim na laje? Então para não desperdiçar as plantas, minha esposa resolveu pegá-las e as levou para o (3º piso).


Mais claro que, sabendo que toda estrutura na qual as plantas foram instaladas e que foi construída sobe uma armação apropriada para suportar outros andares, consequentemente suportar cargas extras. Inicialmente compramos três latões de barro (saibro), misturamos com três sacos de humos (de minhoca) e um saco de terra pronta (terra e esterco).


A água da chuva que desce pela calha e escorre pelo 3º piso (chamamos de nascente), esta água escorre por um rego (abertura) que fizemos na diagonal chamando-a de (Rio São Francisco), colocamos grama dos dois lados (grama esmeralda), dando mais vida ao nosso jardim. Contudo a água da chuva desce até o primeiro piso que (chamamos de foz).

Compramos sacos pequenos (específicos) para mudas, plantamos galhos de equisoria a partir dos pés que temos no quintal da casa, colocamos as mudas próximas à margem (rego) citada anteriormente, junto com a grama.






O projeto foi se firmando tudo ficando muito bonito pássaros visitando o local, plantas crescendo flores desabrochando, etc... Durante dois anos tudo funcionou perfeitamente, mas em 2011 houve uma escassez de chuva muito grande, resultando na queima de quase todas as plantas.
                                                                              

                                                                                                                                                                                                            
              



Devido à escassez de chuva resolvemos levar do 1º piso para o 3º piso, instalações hidráulicas (poço) e elétricas (automação da bomba do poço). 



                                       



Recuperamos as plantas e duplicamos a área plantada, existentes ate hoje 2017, atualmente temos plantas enormes em nossa laje, como não temos mais espaço para ampliar, o que altera é para cima formando corredores e sombras em meio aos frutos e flores. 


Então por gostar do interior, fizemos o nano sítio além de embelezar, colori, diminuir temperatura ambiental, temos flores, frutos, hortaliças, ervas medicinais sem contar os lindos pássaros que chegam.




Ao acordar e no final da tarde a sinfonia dos cantos dos pássaros, o som das plantas e seus perfumes ao serem sopradas pelo vento, faz com que tenhamos o sentimento de que somos privilegiados, pois em um mundo onde o verde esta sendo extinto, ter um teto no qual podemos apreciar as tonalidades de verde é muito gratificante. Resumindo o nosso teto é tão verde e colorido como a vida deve ser para todos, tudo de bom. 


Com base no que foi descrito a cima, será mostrado neste blog o processo de desenvolvimento deste que chamamos de nano sítio, mostraremos por meio de imagens as especies que temos e as que foram trazidas pelos visitantes (pássaros). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário